Conselhos, Dicas de Saúde

Benefícios e Malefícios sobre o Tereré

Boa noite amores! tudo bem?? Uhuuu já estamos no ano de 2017!! E aí tem novidades?? Como anda as férias?? Genteee nós temos novidades! Como vocês perceberam nosso templaste mudou!! Nossa nova versão para esse novo ano! Estamos repletos de novidades!!! Bom vamos ao que interessa…

Gente estamos no verão e aqui no Brasil o calor tá de matar não é?? kkkkkkkk’ Por isso vim trazer uma dica para se refrescar e que além disso faz bem para saúde, como também auxilia a perder aqueles quilinhos adquiridos nas festas de fim de 2016… Ninguém gosta daquelas gordurinhas indesejadas não é mesmo??

Vocês já ouviram falar do Tereré? também conhecido como Tererê… Essa bebida veio do Paraguai e chegou aqui no Brasil devido a Guerra do Paraguai, como também trazido pelos povos indígenas desse país para o nosso sul e sudeste Brasileiro.

Hoje no Brasil, o Tereré é uma das bebidas típicas do sul como dos mato-grossense, também pode ser encontrada em outras regiões como Goiás e nas cidades de Rondônia e Roraima.

Muito parecido com o Chimarrão, porém a diferença que esse é servido com água quente e o Tereré com água gelada e por isso as folhas são cortadas grossas, devido a isso o Tereré não tem tantos problemas com entupimento,no caso do Chimarrão que possui ervas finas. Quando isso acontece com o Tereré representa uma má qualidade da erva, devido a grande quantidade de erva-mate em pó.

A erva-mate favorece a diurese sendo de muito utilidade em moléstias da bexiga. Atua também no tubo digestivo, ativando os movimentos peristálticos, facilitando na digestão suaviza problemas gástricos, favorecendo a micção e a evacuação. A sua ação estimulante é mais prolongada do que a do café, porém dependendo de cada pessoa não possui efeitos colaterais com irritabilidade e insônia.

Afinal Tereré emagrece??

Sim, é possível que ele faz emagrecer devido ao seu efeito diurético e da colaboração que a bebida traz em relação à diminuição da gordura corporal, conforme explica a nutricionista Carina Trevisan, de Foz do Iguaçu.

Benefícios:

  1. Estimula o aumento do gasto energético do corpo de seus consumidores;
  2. Aumento da força muscular e na resistência do músculo á fadiga;
  3. Ajuda a eliminação de peso, diminui o colesterol ruim (LDL);
  4. Possui ANTIOXIDANTES;
  5. Age como estimulante mental e na circulação sanguínea tonificando o Sistema Nervoso;
  6. Ajuda na Regeneração celular e na regularização da respiração;
  7. Facilita na digestão, além de aumentar a imunidade, ajudando a prevenir gripes e alergias;
  8. Possui poder altamente cosmético, pois ajuda a firmar, hidratar a pele e limpar impurezas (principalmente pele oleosa e com acne);
  9. Atua como regulador das funções sexuais;
  10. É composto por carboidratos, fibras, cálcio, cafeína, sais minerais, proteínas, lipídeos e pelas vitaminas A, B1, B2, C e E, a erva também é fonte de energia, faz bem aos ossos e colabora com o bom funcionamento do intestino.

Malefícios

Já ouvimos falar que tudo em excesso faz mal, e com a Tereré não é diferente!

  1. Aumenta a pressão arterial (ou seja hipertensos não devem tomar);
  2. Diminui a absorção de ferro, podendo causar anemia (pessoas anêmicas devem evitar o consumo ou não exagerar, consumindo diariamente);
  3. Evitar o compartilhamento do copo e da bomba de tereré com um grande número de pessoas. Esse hábito coloca as pessoas em risco de pegar DST’s como hepatite e outras doenças contagiosas como H1N1 e até mesmo HIV.

Como Preparar um Tereré?

  • 1 guampo ou copo de alumínio ;
  •  bomba de Tereré ou de Chimarrão;
  • Ervas- mate própria para Tereré;
  • 1 Jarra de água gelada ou até mesmo com suco de limão, de abacaxi com hortelã ou até mesmo com água aromatizada.

Modo de Preparo

  • Adicionar a erva no guampo ou copo de alumínio, de modo que atinja ¾ do conteúdo do utensílio;
  • Deitar o guampo ou copo em 45º, deixando a erva em apenas um lado do recipiente (isso serve para deixar o tereré mais bonito e parecido com o tradicional, mas se não quiser você não precisa fazer);
  • Molhar a erva com um pouco de água, para que ela fique inchada e atinja o topo do utensílio. Continuar com o copo inclinado durante esse passo, que deve durar de 30 segundos a um minuto;
  • Despejar água gelada, colocar a bomba no guampo ou copo e servir-se. Quando ver que a água está acabando, basta colocar mais um pouco no recipiente.

OBS! Essa matéria foi retirada dos seguintes sites: 

http://www.mundoboaforma.com.br/terere-emagrece-mesmo-beneficios-e-dicas/#Ax40JCWDSESwvuIW.99

http://blog.saolucas.edu.br/saiba-quais-os-beneficios-e-maleficios-do-terere-para-a-saude/

 

Vale ressaltar que não adianta tomar Tereré para emagrecer sem combinar com hábitos alimentares saudáveis e atividade física! Ele é um complemento! Um energético natural!

Eu particularmente conheci o tereré na Bolívia, quando morei lá… E desde de lá que amo! Acho mara! é um super DETOX para mim! Desincha mesmo! muitoooo Booummm! vale a Pena!

 

E aí minhas Princesas gostaram dessa dica?? Querem mais dicas de saúde e beleza como essa?? deixem nos comentários que atenderei os pedidos de vocês! Em breve gravarei essa dica e logo logo divulgarei para vocês aqui e em nosso canal! Uma ótima semana para vocês! Beijos!!!

Comentar via Facebook

Comentários

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply